Pegar aquele remedinho para a azia na farmácia pode apenas amenizar problemas mais sérios.

O médico gastroenterologista é responsável por cuidar de todo o sistema digestivo: boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado.

Saber quais são os sinais de que é hora de agendar uma consulta com esse especialista é muito importante para manter a sua saúde em dia, afinal, o mau funcionamento do aparelho digestivo afeta toda a qualidade de vida.

Confira alguns desses sinais:

  • Azia
  • Diarreia
  • Dor abdominal
  • Enjoo
  • Gases
  • Inchaço abdominal
  • Prisão de ventre
  • Refluxo
  • Vômitos

Esses sintomas geralmente apontam para uma série de doenças que somente o gastroenterologista vai saber identificar de maneira mais assertiva.

 

Algumas das principais patologias do aparelho digestivo

Doença do refluxo gastroesofágico

É uma doença que apresenta um quadro de muita dor. Causado pelo mau funcionamento do esfíncter, uma espécie de válvula, que conecta o esôfago ao estômago, esse problema faz com que o conteúdo que deveria ficar dentro do estômago acabe retornando para o esôfago e, como este não é preparado para a acidez elevada do líquido estomacal, acaba sendo lesionado e gerando os sintomas.

 Gastrite

Uma grave irritação na parede interna do estômago, a gastrite é o resultado do aumento dos ácidos gástricos que acabam corroendo a camada protetora das paredes internas do estômago. Os sintomas de dor e queimação não devem ser ignorados e nem automedicados, como na maioria das vezes acontece. Essas atitudes podem agravar o caso e mascarar problemas mais sérios.

Intolerância à lactose

Quando o corpo deixa de produzir a encima responsável pela quebra do açúcar presente no leite e nos derivados, a lactase, esses açúcares acabam chegando intactos no intestino, onde acabam sendo fermentados por bactérias e se transformam em ácido lático, causando o desconforto dos gases, cólicas abdominais, inchaço e diarreia.

Pancreatite

Essa é uma inflamação que atinge o pâncreas, órgão responsável pela produção da insulina e do glucagon. A doença surge de maneira bem repentina e pode durar dias ou anos.

Entre as suas causas principais estão a ocorrência de pedras na vesícula e o uso crônico do álcool. O principal sintoma são as fortes dores na barriga.

Síndrome do intestino irritável

Inflamação que causa um grande desconforto na região abdominal e diarreia. Suas causas ainda não estão bem definidas, mas a alimentação, os hábitos da rotina e o stress são os fatores que contribuem para o surgimento.